Pompoarismo

Pompoarismo:
O que é, origem, benefícios e cuidados


O A combinação entre consciência corporal,  respiração,  além da contração e relaxamento da musculatura íntima, que gera uma onda de prazer, conectando nossos corpos físico e sutis. Isso é o pompoar!

O prazer começa com a consciência do corpo e a respiração adequada, associadas à contração e relaxamento da musculatura do nosso assoalho pélvico, que envolve os órgãos genitais.

Esta região do corpo, que foi negligenciada durante milênios na civilização ocidental, está conectada com uma preciosa rede de neurônios que fazem a ponte com o cérebro.

No corpo físico, a contração e o relaxamento destes músculos, coordenados com a respiração adequada, gera impulsos elétricos que percorrem todo o corpo, promovendo orgasmos que vão além do genital, numa imensa explosão de hormônios.

Nos corpos sutis, estas contrações ativam a energia sexual, conhecida na filosofia tântrica como kundalini. Esta é uma força vital e criativa, que circula pelos centros de nosso campo energético, conhecidos como chacras, desbloqueando-os e fortalecendo a conexão com nossa essência.

Qual a origem?

Não á consenso sobre isto, pois técnicas de ativação da musculatura pélvica pra rituais de fertilidade e iniciação das jovens na vida sexual, preparando-as para um parto mais saudável ou para atingir estados elevados de consciência, já eram encontradas  em culturas matriarcais em diversas partes do mundo.

Temos na Índia, na tradição yogui, a prática do múla bandha, que consiste na contração dos músculos do assoalho pélvico, associados a uma espiração específica, permitindo que a energia vital, ou kundalini, adormecida na base do cóccix, possa ascender atingindo estados elevados de consciência.

Esta e outras técnicas associadas ao fortalecimento da musculatura circunvaginal fazia parte da educação secreta das dançarinas sagradas dos templos hindus e das hetairas, as prostitutas sagradas dos templos gregos em honra à deusa Afrodite Hetera.

Quais os benefícios?

A prática do pompoar traz inúmeros benefícios para os corpos físico, emocional, mental e energético.

No corpo físico, para as mulheres, aumenta a sensibilidade e a lubrificação vaginal, aumentando o prazer sexual; ajuda na PREVENÇÃO da incontinência urinária, queda de bexiga e de útero. Contribui na produção de hormônios sexuais femininos, além de ajudar na preparação para um parto mais tranquilo e uma melhor recuperação pós-parto.

No corpo emocional, aumenta a autoestima, o autoconhecimento e desperta o prazer sexual, que se reflete no prazer de viver!

No corpo mental, quando associado a técnicas de meditação, aumenta a criatividade, a capacidade para solução de problemas  e a capacidade de realizar seus projetos.

No corpo energético, movimenta a energia kundalini, que é a energia vital que nos conecta com a Terra e a manifestação de nossos propósitos nesta vida!

Quais os cuidados para praticar?

Todas as mulheres que desejam cuidar de sua sexualidade como um todo podem praticar o pompoarismo, respeitando alguns cuidados, como:

* Já ter tido a primeira menstruação.

*No caso das jovens virgens, não usar acessórios.

* Se usar DIU, respeitar o tempo de implantação (em média 30 dias), até que seja liberada por sua/ seu ginecologista.

*Garantir que não está com infecção urinária (cuidado, pois às vezes é assintomática) ou outras infecções na região pélvica.

*Mulheres com endometriose devem se tratar primeiro para iniciar o treinamento com a liberação da ginecologista.

*Gestantes nos primeiros três meses de gravidez ou com gestação de risco devem procurar uma médica.

Se você estiver em um relacionamento ou mesmo solteira, desde a juventude até a terceira idade, o pompoarismo será um grande aliado para sua saúde íntima e uma sexualidade plena!

Comentários